São Silvestre 2018

actividades desportivas e promoção regional

São Silvestre 2018

Outubro 25, 2018 2018 0

Viva, Caro Atleta e Amigo da EcoBarcAventura.

Esta Associação juntamente com o Município de Ponte da Barca, vem oficialmente comunicar a II Edição da Mítica Corrida de São Silvestre.

Esta edição conta com, além da tua participação, também com a da nossa querida atleta Barquense, Leonor Carneiro, que além de Participante, Madrinha do Evento e Barquense, já milhares de Portugueses lhe reconheceram e continuam a reconhecer, o seu inquestionável contributo e mérito desportivo em Portugal e no estrangeiro, dispensando aliás o seu curriculum outras apresentações.

A corrida terá os tradicionais 10 km de distância, com partida e chegada na Praça Dr. António Lacerda, junto à Câmara Municipal de Ponte da Barca, num percurso que em breve terás conhecimento.

No mesmo local ser-te-à servido, confortavelmente protegido de condições climatéricas adversas, um chá quente acompanhado com o indispensável Bolo Rei!

Porquê a São Silvestre também em Ponte da Barca?

RESENHA HISTÓRICA

O topónimo parece ter a sua origem numa “ermida” que venerava o mártir bracarense S.Silvestre.
Entre o património arqueológico mais importante de Ponte da Barca, a Freguesia da Ermida contribui de forma muito significativa, tendo em conta a famosa Pedra dos Namorados e a estátua menhir da Ermida. São monumentos pré-históricos que se encontram depositados no Museu Soares dos Reis, no Porto. Sabe-se que foi em 1981 que o conhecido arqueólogo, Dr. António Martinho Baptista, encontrou este menhir e é o mesmo que dá valor simbólico às armas da Freguesia de Ermida, mede 1,50 m de comprimento, por cerca de 45 cm de largura. A Pedra dos Namorados, encontrava-se num local a que se atribuiu o nome de Veiga dos Namorados, por isso mesmo. Situa-se no Lugar de Bilhares, que apresenta um núcleo de raízes, com características castrejas.

Ainda, acerca da história desta freguesia, temos no livro “Inventário Colectivo dos registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais Torre do Tombo”, a seguinte resenha que transcrevemos na integra: « O Censual de Braga omite no concelho de Ponte da Barca, até ao século XVIII a freguesia de Ermida (São Silvestre). Porém segundo alguns autores, o topónimo da freguesia poderá derivar de “uma ermida” com comunidade monástica pré-nacional dedicada a São Silvestre, um mártir bracarense do século V.

Américo Costa descreve-a como um curato anexo à abadia de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios, pertencendo a apresentação do seu cura ao abade desta freguesia. Refere ainda que São Silvestre da Ermida se veio, posteriormente, a autonomizar de São Miguel de Entre-Ambos-os-Rios, voltando, contudo, a anexar-se-lhe na primeira metade do século XIX.

Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca de Braga e, em 1852, à de Pico de Regalados. Em 1862, fazia parte da comarca de Vila Verde e, em 1878, da de Ponte da Barca. Em 1927, por força do decreto nº 13917, de 9 de Julho, a comarca de Ponte da Barca foi extinta, sendo as freguesias do concelho anexadas, para efeitos judiciais, à de Arcos de Valdevez».

Fonte consultada: Inventário Colectivo dos Registros Paroquiais Vol. 2 Norte Arquivos Nacionais Torre do Tombo.

Inscreve-te em:

www.prozis.com/ssilvestrepontedabarca2018

Quanto mais cedo a efetuar, mais pode poupar!

Prize Money de 600€

Visita-nos em

www.ecobarcaventura.pt e acompanha-nos também no facebook, onde te daremos conta das novidades que temos para ti!

A Direção
EcoBarcAventura